Quem são os pais omissos na trama da mãe narcisista perversa?
Em geral, a mulher narcisista escolhe como marido alguém com um terreno emocional e com características de personalidade específicas para que ela possa colocar em prática suas estratégias e ações, retirando a identidade do próprio marido para se manter o controle.
Mesmo sem querer, o pai e marido acaba por facilitar as atitudes da mãe em detrimento dos próprios filhos. Ele, porém, é mais uma das vítimas nessa trama e é tão impedido de proteger a si mesmo quanto seus filhos, sendo constantemente menosprezado, jogado para escanteio e ignorado. As atitudes e diretrizes da família, portanto, ficam apenas e tão somente à critério da mãe.
Caso resolva reivindicar o seu posto ou mesmo tentar proteger as suas crias, os resultados costumam ser tão devastadores que dificilmente ele conseguirá se sentir seguro para confrontar. Nos momentos de embate, as respostas são repletas de dramas, descontrole emocional e encenações. O pai, então acuado, decide por se calar, em um gesto que anuncia a sua subjugação, tornando-se coparticipante da trama abusiva.
As histórias que tenho em consultório mostram que, por mais que essas mães tentem difamar e desonrar a imagem do pai, a verdade de algum modo sempre aparece e os filhos, quando despertos, conseguem discernir quem é quem e fazer as reparações emocionais necessárias.
????Quanto mais despertos, melhor!
Silvia Malamud