Por que não consigo terminar meu relacionamento?
A dependência emocional toma posse da pessoa como se fosse uma espécie de doença viciante que só se revela a partir do momento em que se inicia um relacionamento. O outro, que supostamente deveria servir para preencher um espaço afetivo, ativa os antigos fantasmas do medo do abandono.
A pessoa dependente fica em constante estado de aflição, ansiedade e angústia como se pudesse ser abandonada a qualquer momento, deixando-a no pior dos mundos. Com isso, quase nunca consegue terminar um relacionamento por mais nocivo que possa ser.
Enquanto o refém deste tipo de clausura emocional não assumir que tem uma perturbação afetiva séria e dar verdadeira atenção para isso, situações que ao longo da vida precisaram ser deixadas de lado em nome da sobrevivência continuarão dolorosamente e de modo ininterrupto a sangrar na medida em que fatalmente são ativadas nas relações afetivas.
A pessoa dependente, alucinada pelo terror de perder o vínculo, que também pode ser lido como conexão, vive sob um enlouquecedor sentimento de solidão que a leva a agarrar a mil estratégias de apreensão e suposto controle do outro. É somente passando por uma viagem terapêutica interior de busca de significados que as angústias serão reprocessadas e a pessoa viciada no outro poderá reconhecer-se profundamente dentro da relação tóxica que está e se libertar.
????Quanto mais despertos, melhor!
Silvia Malamud