Manipulação perversa
Em suas falas e ações, abusadores habilmente agem com abordagens coercitivas que visam a inserção de sentimentos de culpa, ameaças de retaliação, exclusão, separação, corte afetivo e exílio de tudo que pode fazer parte do ambiente relacional da pessoa-alvo. O objetivo, portanto, não é apenas a conquista da total submissão do outro e inclui também o seu aniquilamento.
Não à toa, vítimas de tais abusadores costumam passar por estados depressivos, desvitalização e dúvidas sobre si mesmas.
Muitos desses manipuladores funcionam como um "saco sem fundos ambulante”, como eternos desejantes, querendo absolutamente tudo para si, como se o mundo lhes devesse algo que jamais conseguem preencher, fato que os tornam cada vez mais insaciáveis e irados.
Se acaso você se der conta que está num relacionamento desta ordem, proteja seus limites de benevolência cega. Se tiver dificuldades de sair deste tipo de situação sozinho, não deixe de buscar ajuda terapêutica especializada. Sua vida vale muito mais do que tentar sobreviver à esse caos emocional sem conseguir uma saída saudável.
????Quanto mais despertos, melhor!
Silvia Malamud