Love bombing: você sabe o que é?
O "love bombing" é caracterizado pelo turbilhão afetivo da promessa de fusão. O encantamento, o romantismo exacerbado e as demonstrações exageradas que marcam o início de um relacionamento, fazendo com que os envolvidos tenham a sensação máxima de prazer.
Nesse sentido, o "love bombing" pode ser perigoso por tirar os pés da realidade objetiva, a cegueira da excitação inicial não deixa espaço para que um encontro real possa se desenvolver com maior profundidade.
Onde mora o perigo
Esse é um comportamento que tem grandes chances de virar obsessão ou um relacionamento abusivo.
Quase como uma regra geral, relacionamentos que começam assim tendem a, em um segundo momento, virarem decepções ou inseguranças sem fim.
Real vs. ideal
Conforme o relacionamento se desenvolve, todos saem do papel idealizado, mostrando quem verdadeiramente são.
Exigências, carências e todas as características humanas antes escondidas em meia às máscaras da fase da conquista entram em cena.
A importância do autoconhecimento
Projetar as carências emocionais no outro, como se este não tivesse defeitos ou fosse solucionar todas as questões de vida, mostra um profundo desconhecimento de si mesmo e pode levar à cobranças, decepções e possessividade.
Auto-escuta é tudo
O caminho para quebrar esse padrão está na viagem para dentro de si, checando carências, tendo uma escuta afiada para perceber se o encanto afetivo não está indo além da medida, pontuando ao outro o que pode estar sendo excessivo sem receio de se proteger, e impondo limites saudáveis quando sentir que algo não vai bem.
A intensidade e o love bombing no início das relações são sinais de alerta importantes sobre o que pode vir a acontece mais adiante.
???? Quanto mais despertos, melhor!
Silvia Malamud