Gaslight: uma forma de abuso psicológico
O gaslighting é uma forma de abuso psicológico no qual as informações são distorcidas, seletivamente omitidas ou simplesmente inventadas com a intenção de fazer a vítima duvidar da sua própria memória, percepção e sanidade.
É uma forma de manipulação e violência psicológica difícil de detectar e que coloca as vítimas em risco, principalmente quando estas demoram tempo demais até terem clareza do que está ocorrendo em suas vidas.
Quando mais cedo a vítima souber sobre a pessoa com quem está se envolvendo, mais garantida ficará a sua proteção em todas as áreas da vida.
No início de uma nova possibilidade afetiva, manter um certo distanciamento, atentando-se para não fazer nenhuma observação cega contaminada pelas próprias paixões e desejos, pode. Literalmente, valer a vida.
Observar com um certo distanciamento tudo o que outro contar sobre sua própria história, em especial se este fala muito mal de suas ex-parceiras e se coloca como vítima da má sorte, são fatores importantes de se ponderar.
Se acaso existir algo no ar que traga um certo desconforto e clima de insegurança, a melhor dica é não entrar de cabeça na relação.
Em relacionamentos abusivos, passado o momento de sedução onde tudo é maravilhoso, começa a fase da desqualificação massiva.
As vítimas costumam ter dificuldade de perceber o que está acontecendo porque tais situações desconfortáveis surgem quando menos se espera e, gradativamente, vão se sentindo mais angustiadas, confusas e culpadas.
Ter clareza do que está acontecendo e romper com os abusos sofridos não é tarefa fácil. Para sair de um ciclo tóxico de modo triunfante, a sugestão inicial é a escuta do alerta interno que os mecanismos de sobrevivência sempre insistem em avisar.
Ao sentir que algo de errado está acontecendo em sua vida, jamais banalize tais avisos. Atitudes de fortalecimento por meio de leituras, conversa com amigos e ajuda terapêutica competente sempre serão benéficas.
Conforme as evidências vão tomando corpo, existe a total possibilidade de sair desse tipo de relação de modo convicto. Manipulações perversas são de difícil detecção, mas não de impossível captura. O auto resgate e as forças pessoais se ampliam quanto mais lucidez e atitudes em nome da vida ocorrerem.
???? Quanto mais despertos, melhor!
Silvia Malamud