FASES DO TRANSTORNO BIPOLAR
Durante o período de mania e euforia, além da sensação de excitação constante, milhões de ideias vem e vão. Parece que tudo passa pela mente de modo divino, lúcido e cristalino. A visão é de que tudo dará certo. Nesses momentos, os bipolares experimentam a vida como reis e rainhas, alucinam ter o poder para organizar tudo e se reconhecem como mais poderosos que a maioria dos mortais.
Porém, quando essa fase cessa, a pessoa antes altamente conectada e de bem com a vida, rápida e gradativamente muda de humor. O que supostamente era ótimo, começa a decair. Ao ser acometido pelo lado depressivo, o bipolar se sente distanciado da realidade, a ponto de não estar mais de acordo com quase nada e tudo perde o sentido. São nessas ocasiões que muitos se jogam numa cama desistindo fazer qualquer coisa. Outros, porém, no mesmo aspecto depressivo, ficam agressivos e arrumam brigas. A sensação de desconexão é tão negativa e intensa que se tem o desejo de não mais existir.
Bipolares diagnosticados precisam de ajuda terapêutica para ter um suporte acolhedor que os auxiliem na ruptura do padrão emocional que altera drasticamente a percepção da realidade. Ainda assim, fundamentalmente precisam acreditar que possuem o Transtorno Bipolar e saber que este fator em absoluto não é o fim do mundo e pode ser devidamente tratado. Neste sentido, aderir à medicação se torna fundamental em nome de terem uma vida plenamente satisfatória.
Muitos acabam estragando relacionamentos, rompendo com o trabalho e com familiares enquanto não compreenderem que as histórias se repetirão até que dêem andamento aos cuidados específicos necessários. Diagnosticar e tratar devidamente o Transtorno Bipolar não é problema, é solução.
????Quanto mais despertos, melhor!
Silvia Malamud