Dica essencial para quem está passando por um relacionamento tóxico
Você viu? Na última semana, ao menos três denúncias de relacionamentos abusivos vieram à tona: a apresentadora Ana Hickmann, a modelo Mariana Goldfarb e a ex-BBB Gleici Damasceno.
Quando se está em um relacionamento abusivo, você pode ser alguém de sucesso, com clareza em muitos campos da vida, de boa posição social ou de muitos amigos, que essa suposta parceria rapidamente lhe afastará de tudo isso.
Pessoas envolvidas com abusadores tendem a perder a memória e a referência de quem são ou de quem um dia foram. Paralisam-se num processo traumático, chegando a duvidar do seu próprio senso de realidade.
O resgate em relacionamentos abusivos ocorre quando as vítimas despertam e, mesmo que de modo ainda difuso, entendem que a baixa qualidade de vida está longe de ser saudável.
Por trás das feridas emocionais, há traumas a serem reprocessados e pessoas capazes de se reencontrarem e se reconhecerem em novas dinâmicas.
Passar gradativamente por estes nós até se chegar ao caminho da cura é libertador.
Os livros "Sequestradores de Almas" e "A Vida Após Um Relacionamento Tóxico" são como uma mão que se estende às vítimas de relações abusivas e diz: você não está sozinha. Eu entendo você. Eu acredito em você. E é hora de você acreditar também.
Que possamos sempre dar crédito aos avisos interiores que sentimos quando algo não vai bem, entendendo que baixa qualidade de vida e estresse emocional não são normais e que o processo de auto-resgate e autoconhecimento sempre, sempre nos recompensa com uma vida de autoestima, autorrespeito e bem-estar.
????Meus livros "Sequestradores de Almas" e a "A vida após um relacionamento tóxico" estão disponíveis no link da bio.
????Quanto mais despertos, melhor!
Silvia Malamud