Como saber se o relacionamento é abusivo?
Em relacionamentos saudáveis o clima costuma ser de leveza, cumplicidade, empatia e liberdade. Será que o seu está caminhando neste sentido?
Se estiver num relacionamento onde frequentemente se sente acuado, sem liberdade de ser você mesmo, vivendo com receio de magoar ou de alterar o humor do parceiro, atente e compare como você estava antes com o seu estado atual.
Se notar algum mal-estar, em hipótese alguma desqualifique o que sente e observe objetivamente tudo o que tem passado com mais distanciamento.
Se ações antes comuns em sua vida têm ficado paralisadas, se você tem evitado fazer coisas mais corriqueiras que sempre te deixaram feliz em nome de manter um relacionamento, você pode estar confundindo o que é saudável com aprisionamento de alma.
Nenhuma relação pode funcionar na falta de confiança. Quem está junto com o outro escolhe estar porque gosta, sempre é uma escolha.
Em relacionamentos onde existe uma imposição tortuosa em nome de se estar junto, o resultado costuma ser o retraimento da alegria de viver, com culpas e deveres infundados. Observe se existe algo tirânico no ar e, se perceber que sim, mesmo que de modo sutil e velado, não banalize.
A questão do abuso emocional muitas vezes confunde as vítimas por surgir em meio a manipulações, funcionando como se fosse um vírus de difícil detecção. Na dúvida, observe se você se vê obrigado a andar em trilhos desenhados por sua parceria afetiva mediante uma lógica de terror e ameaças se você ousar ser mais livre daquilo que lhe é imposto.
Observe se sentimentos de medo e tristeza imperam e se os seus breves momentos de alegria e intervalos de paz apenas existem quando você não está sendo ameaçado.
Não confunda amor com trégua de tranquilidade. Aquele que impõe regras demais inaugura um mar de tristezas sem fim onde o que poderia ser amor é transformado em repressão, medo, dependência e depressão.
Ninguém em sã consciência jamais desejaria isso para si mesmo. Entorpecido dentro desse padrão, as vítimas esquecem que antes podiam viver bem e feliz, numa missiva subtração da sua própria vida. Quanto mais cedo despertar, melhor. A vida é breve demais para se deixar cair em ciladas que podem ser fatais.
???? Quanto mais despertos, melhor!
Silvia Malamud