Separação não é tragédia. Tragédia é desperdiçar a vida e se manter refém de um relacionamento infeliz que te faz sofrer.
Em relacionamentos abusivos, na hora da separação é onde a trama realmente pode pesar. É nesse derradeiro momento que você terá de estar totalmente lúcida e fortalecida para não cair nas possíveis armações. Todas visarão, a princípio, a desmoralização. Num primeiro momento, manipuladores podem demostrar sede de vingança. Já ouvi casos onde as vítimas foram tão verbalmente agredidas e acuadas que quase perderam totalmente o seu controle emocional. A expectativa do abusador é de que, com isso, ele tenha argumentos para acusá-la de insana e de estar passando por problemas psicológicos sérios.
A essa altura você deverá ter clareza de que ele é apenas um filme antigo que passou em sua vida. Se acaso ele tentar difamá-la, fique firme, pois o melhor de tudo é você poder seguir em frente retomando o seu bem maior, que é a sua própria vida, vivendo com alegria e se ganhando de volta. A sua maior proteção é a incorruptibilidade que o seu estado de lucidez promove.
????Quanto mais despertos, melhor!
Silvia Malamud