Crianças necessitam ser instruídas sobre limites saudáveis para entenderem que nem sempre terão tudo o que desejam de imediato.
Se os pais não forem devidamente esclarecidos, abrirão portas onde sequencialmente poderão passar por manipulações abusivas por parte dos filhos com o intuito de sempre de conseguirem deles o que quiserem.
Numa sociedade narcisista, o fato dos pais ilimitadamente buscarem satisfazer as demandas dos filhos, num primeiro momento pode satisfazê-los, mas, na sequência, essas atitudes se revelarão como sendo o pior dos mundos.
Estes mesmos pais cada vez mais serão exigidos até que, numa idade avançada, sofrerão de modo drástico com a evolução do modelo de autocentramento que eles próprios ofereceram aos filhos.
Existem casos em que filhos acuam seus pais de tal modo que, quando estes vão ficando mais velhos e indefesos, não tem a capacidade de sequer percebê-los mais frágeis, continuando a obrigá-los a dar de tudo o que possuem e que construíram ao longo de uma vida, imaginando-se eternos merecedores e donos de um egoísmo extremo.
O que mais se vê nas situações abusivas são ameaças de abandono misturadas a exigências indevidas. Quando estes cedem, as crises de violência moral podem ser momentaneamente evitadas, embora os traumas e danos provocados permaneçam.
????Quanto mais despertos, melhor!⠀
Silvia Malamud⠀