Lavagem cerebral é uma doutrinação no pensamento e no modo de ser das pessoas, reeducando-as para que funcionem de acordo com o que se espera que sejam.
Métodos agressivos de persuasão, como imposição autoritária, inversão de verdades e inserção de culpas, costumam servir como regras básicas de tortura e lavagem cerebral, colocando as vítimas em situação de clausura.
Abusadores e narcisistas usam dessa agressividade com a finalidade de persuadirem suas parcerias a silenciarem suas autodefesas, vencendo-as pelo cansaço, abalando sua autoestima, levando-as à dependência emocional a ponto delas duvidarem de suas capacidades inatas de discernimento.
As vítimas permanecem numa espécie de torpor psicológico que as impedem de ver com clareza onde e como estão. Acabam se convencendo de que não vão dar conta de terem vida própria, com pensamentos livres e independentes. São induzidas a pensarem que não serão capazes de se auto-gerenciarem sem seus abusadores, distanciando-se de tudo o que pode significar ser você mesmo. Parece historia de ficção, mas infelizmente não é. Você já passou por algo assim?
????Quanto mais despertos, melhor!
Silvia Malamud