Sua mãe é simpática e solícita com todos, mas para você sobram críticas e desqualificações?
O que fazer quando você toma consciência da dinâmica entre você e sua mãe e descobre que desde sempre é obrigada a aparecer em público de modo impecável? Quando percebe o quanto a sua mãe é simpática, impecável e solícita com todos ao redor, mas para você só tem olhos para críticas e desqualificações? O que fazer quando você se confunde achando que é tudo da sua cabeça, sentindo-se culpada, porque ela está se mostrando amorosa? O que fazer com a desconfiança e o medo de que sua mãe tenha um novo ataque de fúria, te acuando a ponto de você se calar de medo, humilhação e vergonha? O que fazer se essas situações só acontecem nos bastidores, onde ninguém vê? O que fazer quando você reclama de algo e ela enlouquece de raiva, te acusando de aumentar as coisas ou se defendendo que não disse nada?
Se você está nesta confusão de percepção e de sentimentos, saiba que você não é a doente dessa história. Você tem valor e pode - e deve! - se experimentar em sua vida. Isso é ser livre e deveria ser um direito de todos, pois é através das tentativas e erros que nos capacitamos.
O narcisismo perverso é uma patologia mais comum do que possamos imaginar e é reconhecida tanto pela psicologia quanto pela psiquiatria.
Não crie expectativas em ter uma mãe ideal. Ela não mudará o padrão, mas você pode mudar, aprender a se defender e ser feliz aumentando a sua autoestima, tendo consciência de quem você é e de quem ela é. Nessas horas, uma escuta de sanidade pode ajudar a vítima a se fortalecer, aprendendo a lidar com abusos dessa ordem e não entrando em problemas maiores em busca de atender as projeções alheias.
????Quanto mais despertos, melhor!
Silvia Malamud