Inversão: o parceiro abusivo sabe o que está fazendo?
Podemos dizer que as manipulações, em geral, são atuações comandadas por processos inconscientes. Por exemplo, mesmo que o abusador tenha consciência de que ele não pagou uma conta e que a responsabilidade deveria ser dele, ainda assim, a tendência é que ele acuse o outro por não ter avisado ou não ter deixado a conta em seu campo de visão.
Mas ele não faz isso de modo consciente. O abusador tem como costume conceber-se como vítima de pessoas incompetentes, burras e que "não são boas o suficiente".
Isso acontece porque ele é movido por um mecanismo inconsciente: a inversão. Devido a um histórico de muito sofrimento em determinado momento de sua existência, e como mecanismo de sobrevivência para não surtar, morrer de tristeza, desamparo ou solidão, em algumas pessoas, o cérebro fez uso de uma estratégia conhecida como dissociação, uma resposta da máquina biológica para jamais entrar em contato novamente com algo que, no passado, lhe pareceu ameaçador ou quase fatal.
O resultado é um adoecimento mental onde a pessoa consegue viver em sociedade, mas em meio a um grande viés emocional. Aquilo que está escondido em si mesmo acaba sendo projetado no outro, com o intuito de proteger e preservar sua suposta autoimagem. Justamente por isso, o abusador não sente culpa ou remorso porque o mal, para ele, está fora.
???? Quanto mais despertos, melhor!
Silvia Malamud