Pais narcisistas: como funcionam?
Pais narcisistas são incapazes de gerar vínculos com seus filhos. São pessoas funcionais aos olhos da maioria, mas que se encontram desconectados de si mesmos e, como consequência, desconectados de qualquer um que seja.
Essa desconexão é a reverberação de uma profunda dor emocional deles mesmos. Na patologia da desconexão afetiva, a percepção do "self", do eu propriamente dito, fica praticamente impossível de se viabilizar por conta de não ter havido ninguém que pudesse oferecer um olhar com tais significados.
Como consequência, apenas conseguem criar uma imagem de si mesmos de modo externo e, mesmo assim, numa idealização de algo que deveria ser, mas que nunca se completa e que a todo momento necessita ser dinamizada - uma empreitada incessante na busca de ver a si mesmo, ainda que apenas pela aparência.
Devido a angústia inconsciente, do sentimento de vazio interior, somado ao sentimento de abandono, acabam por desenvolver mecanismos perversos para com os outros também, fazendo de tudo para que os filhos fiquem conectados a eles mesmos por meio de migalhas de um pseudo afeto e sinais cruzados.
Com esse tipo de mecanismo, se isentam de sua própria dor, sendo que os filhos passam a viver esse tema por eles, num processo subterrâneo que enquanto não for revelado e devidamente tratado, manterá todos imersos num sofrimento velado e sem fim.
Este é um adoecimento dissociativo do psiquismo, portanto, totalmente inconsciente e, por mais devastador que possa ser, todos são vítimas.
????Quanto mais despertos, melhor!
Silvia Malamud