Fases do transtorno bipolar
Euforia
Nesta fase, além da sensação de excitação constante, milhões de ideias vem e vão. Parece que tudo passa pela mente de modo divino, lúcido e cristalino. A visão é de que tudo dará certo.
Adoecidos pela mania/euforia, experimentam a vida como reis e rainhas, alucinem ter o poder para organizar e construir tudo, e são acometidos por inúmeros pensamentos e ideais imaginários em relação às pessoas com quem convivem. É nessa fase que dizem "eu te amo" e fazem promessas e juras de amor.
Depressão
De modo contrário à fase de euforia, nesta fase a pessoa que antes estava feliz e de bem com a vida gradativamente muda de humor. O que era ótimo começa a decair e o bipolar se sente distanciado da realidade a ponto de não estar mais de acordo com quase nada. Tudo perde o sentido.
Ele se sente diante de um mundo cinza, onde é necessário ficar a espreita para se defender das pessoas e supostas ameaças. Muitos se jogam na cama sem vontade de viver, sentem que não pertencem e desistem de fazer qualquer coisa, podendo oscilar entre isolamento e agressividade.
Por não compreenderem que as histórias se repetirão enquanto não derem andamento aos cuidados específicos necessários, muitos acabam estragando relacionamentos, rompendo com familiares e com o trabalho.
Bipolares precisam de ajuda terapêutica para terem um suporte acolhedor que os auxiliem na ruptura de padrão emocional que altera drasticamente a sua percepção da realidade. Fundamentalmente precisam validar que possuem o transtorno bipolar, entendendo que este diagnóstico não é o fim do mundo e pode ser devidamente tratado.
Tratar devidamente do Transtorno Bipolar não é problema, é solução.
???? Quanto mais despertos, melhor!
Silvia Malamud