O que fazer para esquentar um relacionamento morno?
Tenho ouvido em consultório relatos de casais que se amam, mas se queixam de falta de intimidade, do morno que ficou a relação e da falta de tempo e perspectiva para momentos a sós de qualidade.
Como primeiro passo, seria bom que ambos tomassem a atitude de se aprimorarem na arte de estarem efetivamente presentes na relação, usufruindo na máxima potência do momento em que estão juntos, sem distrações, fazendo disso um ato consciente.
Num segundo momento, após esta importante etapa de validação da relação, combinarem algo totalmente inusitado e diferente para fazerem juntos, com intimidade e cumplicidade.
Outra sugestão seria que ambos redecorassem o quarto, fazendo algo original e que sugira à ambos alegria a apreço. Podem inclusive mudar os móveis de lugar. Essa ação tem um significado importante porque uma mudança de cenário externo também é uma mudança de cenário interno.
Se o casal faz todas as atividades juntos, que façam algo em separado para ativarem as suas individualidades e que possam voltar um para o outro com o desejo de compartilharem as vivências. Vale tudo desde que não atrapalhe a vida de ninguém nem atravesse os limites pessoais de cada um, trazendo cumplicidade e redescobertas.
A regra básica, portanto, é ter uma conversa sobre o tema e, em comum acordo, abrir a mente, aventurando-se com menos inibição e em busca de experiências que tragam alegria e a sensação de se estar plenamente vivo.
???? Quanto mais despertos, melhor!
Silvia Malamud