Como funcionam as famílias de narcisistas perversos:
A família tem como prática agir dentro de um padrão onde é frequente um falar mal do outro e onde as pessoas dificilmente se enfrentam de modo direto. Tomam partido fazendo alianças sobre quem é o bacana do momento em detrimento de um outro que foi grosseiro, egoísta, ou o que seja.
Na trama, por conta da insuportável carência afetiva, a lei compactuada para que no final se possa receber alguma brisa afetiva é a aliança entre os “fortes” mediante a desqualificação abusiva do outro. O ensinamento é que para ser visto e, portanto, existir, deve se comportar desta forma.
O clima entre todos é sempre de tensão e de desconfiança. Reina uma espécie de doutrinação envolvendo comportamentos velados.
As vítimas deste sistema abusivo ora são passivas demais por não entenderem ao certo o que se passa e por se sentirem indevidamente culpadas, ora são agressivas demais quando passam por algum rompante alucinado de lucidez. Nessas ocasiões é comum acontecerem explosões de raivas e de fúrias avassaladoras. Enquanto não despertarem, ficarão atadas nessas conexões e dinâmicas perversas.
????Quanto mais despertos, melhor!
Silvia Malamud