Narcisistas perversos usam de agressividade - velada ou não - com a finalidade de persuadirem seus parceiros a silenciarem suas autodefesas, vencendo-os pelo cansaço até que por fim consigam destruir sua autoestima, gerando dependência emocional.
Para chegarem nesse ponto, os farão acreditar nas mais descabidas mentiras, incluindo dúvidas sobre si mesmos e sobre suas capacidade inatas de terem discernimento.
Por meio da lavagem cerebral, os parceiros começam a pensar e ter opiniões sobre si mesmos que não teriam se estivessem em condições de liberdade, mas não sabem disso. As técnicas utilizadas para a lavagem cerebral costumam ser a desumanização, a privação do sono, o assédio moral, a inserção de sentimentos de culpa, a inversão sequencial de verdades e o gaslightening.
Os comportamentos abusivos sobre as vítimas serão tão incidentes que chegará um ponto em que seus cérebros estarão como uma página em branco. Dominadas e submissas, mesmo quando sabem que sofreram abusos, muitas das vítimas passam a acreditar que não serão capazes de seguir com a própria vida sem estarem atadas aos seus algozes. Muitas delas, ainda que visivelmente dilaceradas, no período da necessária ruptura, por vezes defenderão os seus manipuladores. Parece historia de ficção, mas infelizmente não é.
????Quanto mais despertos, melhor!
Silvia Malamud