Sistemas de crenças funcionam como inimigos do despertar. Visam convencer à todos de que o correto é existir dentro de severas limitações. Como resultados de tais aderências, ocorre uma terrível paralização de toda a amplitude que poderíamos alcançar em nossa breve passagem por este planeta azul.
Seria prudente ficarmos de olhos bem abertos diante de qualquer imposição de mandatos que nos sobrevém como verdades absolutas e, mais ainda, se em algum instante titubearmos em honrar as nossas verdades de alma.
Num simples deslize podemos acabar nos auto-impondo preceitos duvidosos, inventando para nós mesmos que teremos alguma segurança ao nos ancorarmos em tais direcionamentos. Mentira.
A maioria de nós dorme em sono profundo como resultado deste tipo de adestramento e nem suspeita, mesmo quando passam pela vida num limiar muito aquém do que poderiam experimentar, esquecendo-se de que poderiam melhorar situações que não estão boas e ousando ter mais prazer em existir. Como mecanismos de defesa para seus medos infundados, racionalizam que, aceitando determinadas limitações, estarão em segurança, mas isso é um severo engano. A consequência disso é que pouco a pouco a vida vai pulsando, criando toda sorte de tormentos, tristezas e violência.
Sem autoconsciência, vive-se colado no papel constituído por sentimentos, atitudes e comportamentos que a sociedade e a época impõem como verdade absoluta.
????Quanto mais despertos, melhor!
Silvia Malamud