Uma emoção forte, se representar ameaça, conforto ou segurança ao sistema de sobrevivência, poderá ser ampliada ou bloqueada inconscientemente pelo cérebro. O caminho que esta informação percorre será armazenado, criando um padrão de memória que ativa determinados tipos de reações.
Na sequência de algumas repetições deste caminho, um simples gatilho de ativação em nossos sistemas desencadeará o mesmo comportamento e, dependendo das sucessivas ativações, ele se tornará cada vez mais rápido e mais automático.
Como exemplo, podemos observar alguém que repentinamente se transforma num pavio curto explodindo. Certamente um ou alguns desses gatilhos inconscientes de informação armazenados foram acionados. Isso serve para compulsões, medos, fobias, entre outros.
Para que uma mudança efetiva aconteça, na maioria das vezes, além de atitudes contundentes, também é necessário reprocessar conteúdos emocionais de difícil acesso, por meio das terapias de reprocessamento cerebral como EMDR e Brainspotting. Na minha prática terapêutica esse tipo de acesso faz toda a diferença para que as mudanças almejadas definitivamente aconteçam.
????Quanto mais despertos, melhor!
Silvia Malamud