Uma pergunta saudável de se fazer quando algo não vai bem é: quando foi que eu decidi que a minha vida deveria ser assim?
Recebi uma senhora de 85 anos muito bem trajada, maquiada e repleta de vida. Contou que se aposentou aos 50 anos e que logo após se percebeu perdendo forças e adoecendo. Dia após dia, sentia-se mais fraca e debilitada. Inconformada e sem energia, começou a pedir desesperadamente uma resposta para o que estava passando, queria saber o motivo de estar se sentindo assim exatamente no momento em que iria começar a usufruir de sua liberdade.
Num momento de meditação, algo como uma fenda abriu-se em sua mente e seu olhar interior se voltou aos seus 15 anos de idade. Viu-se numa sala de aula observando uma professora "velha", de uns 50 anos, parecendo infeliz e descuidada. Lembrou-se de que naquele momento criou o seguinte pensamento: meu limite de vida é 50 anos, não irei ficar triste, velha e sem vida como esta professora.
Como um susto, ao perceber sua precoce decisão funcionando como um decreto, imediatamente REDECIDIU contar para si mesma que aos 50 anos estava jovem e cheia de vida! Daquele momento em diante, a saúde foi melhorando e ela pôde se reinventar totalmente, assumindo o seu momento atual com plenitude.
Todos nós, de algum modo, decidimos como seguiremos a vida a partir de determinadas experiências. Uma pergunta saudável de se fazer quando algo não vai bem é: quando foi que eu decidi que a minha vida deveria ser assim? O que decidi e em qual tempo foi? E então encontrar a decisão e REDECIDIR. Não vale a pena seguir com um estilo de vida que já perdeu o sentido. Sempre há chance para nos reinventarmos.
????Quanto mais despertos, melhor!
Silvia Malamud