Quem é vítima de abuso emocional vive sob constante ameaça e críticas ostensivas. Nada nunca está bom.
Qualquer pessoa pode ser vítima de abuso emocional e não são poucas as vezes em que recebo em meu consultório homens e mulheres emocionalmente fragilizados, pessoas comuns que jamais suspeitariam que algum dia passariam por essa terrível experiência.
Muitos chegam deprimidos, confusos e culpados. Outros vem totalmente perdidos, sem identidade e sem noção sobre onde estão ou acabaram de sair.
Quando se está em um relacionamento abusivo, a ameaça e as críticas são constantes. Nada do que se faz ou se fala parece adequado. Como regra geral, a vítima vive restringida de sua própria liberdade e prevalece uma obsessão por saber onde se está e com quem, sob ameaças de explosões de ira se acaso houver algum atraso além do previsto. Nessa trama, qualquer ação que represente algum vacilo no imaginário do abusador facilmente transformará o clima do relacionamento num verdadeiro inferno.
Mesmo quando despertam e reconhecem que estão passando por relacionamentos tóxicos, ainda assim existe bastante dificuldade até se verem livres por completo de tais dramas.
???? Quanto mais despertos, melhor!
Silvia Malamud