Vítimas de abusos precisam de cuidado redobrado para não ficarem ativadasa em situações que nada tem a ver com os fatos ocorridos anteriormente.
Sempre comento com meus pacientes que anos após o resgate de si mesmos é que irão se dar conta da real dimensão do que passaram enquanto estiveram sequestrados em relacionamentos abusivos.
Os resgatados precisam de cuidado redobrado para não ficarem ativados em situações que absolutamente nada tem a ver com os fatos ocorridos anteriormente. Situações corriqueiras ainda poderão acionar aceleração cardíaca, angústia, tremores, queimação na área do peito, barriga, estômago, entre outras. Tudo isso porque os sistemas físicos e a alma ainda não se recuperaram plenamente dos traumas que esse tipo de relação promove.
Para quem passou ou está passando por isso, todo tipo de ajuda se faz necessária e um bom processo terapêutico é importante para que ocorra uma recuperação total.
Nossa máquina cerebral ainda pode estar enviando informações antigas sobre nós mesmos, fazendo-nos agir do modo que não desejamos. Sessões de reprocessamento cerebral como EMDR e Brainspotting tem a capacidade de colocar o paciente em várias situações que foram danosas a fim redimensioná-las. Com este tipo de ajuda terapêutica, é possível modificar memórias danosas, fortalecendo e resgatando recursos pessoais até que se chegue na cura emocional.
???? Quanto mais despertos, melhor!
Silvia Malamud